O que é "bocado"

"Bocado" Ou Quarta- feira de cinzas

É uma manifestação cultural, de carater religioso, que se realiza geralmente na quarta-feira de cinzas, normalmente este dia é no dia seguinte ao Carnaval.

Ato do bocado
Neste dia, as famílias reúnem-se no quintal ou à volta de uma mesa, onde a matriarca ou o patriarca serve à boca a comida típica que por norma é o Calulu, à sua família por ordem de idades: do mais velho para o mais novo.


O ato do "Bocado" acontece no momento em que  matriarca ou o patriarca retira a comida da panela e a leva à boca dos membros da família.

Este dia também simboliza o primeiro dia de quaresma, onde os cristãos iniciam o jejum de carne durante Quarenta Dias, até ao Domingo de Páscoa, sendo que neste dia os pratos confecionados são todos à base de peixe.

O menu típico 

Calulu de peixe, izaquente de azeite de palma e o milho doce.

Estes também podem ser substituídos por: Ijogó, Blabla e mizangé, os dois primeiros têm por base o calulu apesar que o mizangé é o mais idêntico.

Calulu de peixe
Milho doce


Izaquente de Azeite




Esta tradição ao longo dos anos tem vindo a perder-se, será devido à perda de espaço da igreja católica na sociedade são-tomense, ou pelo simples facto da mesma se estar a tornar cada vez mais individualista?

Na vossa opinião porque que acham que muitas famílias são-tomenses tem deixado de lado esta tradição?





Podes Gostar de:

2 comentários:

  1. Muito delicioso, sendo que o mesmo pode ser utilizado tanto como segundo prato como sobremesa.

    Grande vantagem...

    ResponderEliminar