Banana: O fruto e as suas variedades

Cacho de Banana
Banana a "rainha das frutas"

O quarto alimento vegetal mais consumido no mundo, superada apenas pelo arroz, trigo e milho e a segunda fruta mais consumida do planeta perdendo apenas para a laranja, a banana é um dos principais alimentos do planeta, principalmente para os países Asiáticos, africanos e latinos-americanos.


Afinal o que é a banana?


É uma pseudobaga da bananeira, uma planta herbácea da família Musaceae. 

Apesar de muitos pesquisadores não conhecerem a origem deste fruto, muitos consideram que este é oriundo do Sudeste Asiático, especificamente da Índia, onde é cultivadas há muitos anos.

Entre todas as frutas, nenhuma possui qualidades superiores às da banana, nem é tão apreciada pelo homem e, principalmente, pelas crianças. Os petizes preferem bananas a qualquer outra fruta.

É uma fruta para todas as idades, para todas as mesas, para todas as classes sociais. Crianças e velhos, sãos e enfermos, ricos e pobres, todos podem dela alimentar-se. É a fruta das frutas.

Entre os sais minerais contidos na banana destacam-se: o potássio, o sódio, o fósforo, o cloro, o magnésio, o enxofre, o silício, o cálcio, todos eles essenciais ao corpo humano.

A banana contém as vitaminas A, B1, B2, B5, (niacina) e C, além de algumas outras, menos importantes para o nosso organismo.

Considerado originário do Sudeste Asiático,este fruto é cultivado em 130 países, sendo que atualmente existe em quase todas as regiões tropicais do planeta.  Os dez maiores países produtores representam mais de 75% da safra mundial. Em algumas dessas regiões, a atividade destaca-se como uma das principais fontes de rendimento e emprego.

O continente asiático lidera a produção desta fruta, com 58% do volume produzido; o americano encontra-se em segundo lugar, com 26% (América do Sul, com 17% e a América Central, com 8%); e o africano, em terceiro lugar, com 14%.
Distribuição das bananas no mundo - 2012


A Índia lidera a produção de banana no ranking mundial, sendo responsável por 28,1%. A China, com 10,1%, vem em segundo lugar, seguida pelas Filipinas, com 8,6%; Equador, com 7%; Brasil, com 6,9%; e Indonésia, com 5,8%.



Principais produtores de banana 2015

A banana é objeto de grande comércio internacional, sendo os Estados Unidos o principal consumidor, e a América tropical o principal produtor.


Variedades:


Entre espécies cultivadas e selvagens, são quase mil os tipos de banana espalhadas pelo mundo, todas identificadas pelo nome científico Musa. Elas têm os mais diversos tamanhos, da pequena Musa sapientum, a banana-ouro brasileira, que não ultrapassa 10 centímetros e 50 gramas, até à exagerada Musa ingens, que cresce nas florestas da Nova Guiné e atinge quase 1 quilo em seus 50 centímetros de comprimento. 

Alguns historiadores suspeitam que a banana seja a fruta mais antiga do planeta.

Banana-ouro: tem casca amarela e fina, com polpa também amarela. Mede de 5 a 7 cm. É ligeiramente encurvada. Conhecida no Norte e Nordeste do país com o nome de “inajá”, é uma das mais cultivadas.

Banana-prata: tem casca de cor amarela e polpa creme, medindo de 10 a 15 cm. É a mais popular.

Banana nanica ou caturra: tem casca amarela e polpa brancacenta (creme). Em outras regiões, recebe o nome de banana d’água ou nanicão. O tamanho varia de 12 a 20 cm. 

Banana-maçã: tem casca fina e amarela, polpa branca, macia e perfumada. Mede de 5 a 10 cm. Por ser mais digestiva, é a mais indicada pelos pediatras para recém-nascidos.

Banana-da- terra/pão: Os frutos podem chegar a 26 centímetros de comprimento e pesar até meio quilo, contendo 122 calorias a cada 100 gramas. É o tipo com mais quantidade de Vitamina A e C. É ideal para pratos cozidos ou fritos.

As cinco variedades de banana


Importância da Casca da banana


Apesar de parecer não utilizável, a casca da banana contém vários nutrientes, açúcares naturais como a glicose e sacarose e minerais. Com isso, pode ser aproveitada no consumo alimentício, proporcionando baixo custo sem deixar para trás o bom paladar. São diversos os exemplos pelos quais se pode aproveitá-la, como o brigadeiro de casca de banana, o bolo de casca de banana, a farinha, o bife empanado de casca de banana e vários outros.

A banana em São Tomé e Príncipe

Em São Tomé, minha terra natal, a banana é o alimento por excelência principalmente para os mais desfavorecidos, sem esquecer com ela se podem fazer pratos requintados em que a banana substitui o arroz, batata e outros alimentos que a Europa considera indispensáveis. 
Banana assada com peixe grelhado com azeite de palma

Banana frita com chocos grelhados e fruta pão



Curiosidade....

Sabias que o interior da casca da banana pode ser usado para limpar/tratar objetos de cabedal desde: sapatos e carteiras até sofás?


Podes Gostar de:

Sem comentários: