Óleo de palma, o famoso óleo vegetal

Afinal o que é o óleo de palma?

Sabias que o óleo de palma é o famoso óleo vegetal que encontramos mencionado em inúmeros produtos alimentares?

Óleo de palma

Pois é meus queridos, podemos encontrá-lo em diferentes tipos de indústrias, que vão desde a indústria alimentar onde estão presentes em produtos como chocolates, massas, manteiga, cremes, biscoitos, gelados, bem como na indústria cosmética em produtos como detergentes, sabão e sabonetes.
Originário da África Ocidental, mais especificamente do Golfo de Guiné, este produto que também é conhecido por muitos como azeite de dendém é um dos óleos vegetais mais consumidos no mundo.
Conhecido há mais de 5.000 anos, o óleo de palma foi levado para o continente americano no século XV.

Dendém


Utilização na nossa vida quotidiana

O óleo de palma tem um importante papel na gastronomia típica de vários países, assim como uma presença bastante forte na gastronomia africana, americana e asiática, sem ele não existiriam pratos como: calulu, moamba, moqueca, farofas, caruru, xinxim, bobó, vatapá e acarajé, entre muitos outros. O mesmo se aplica aos pratos dos quais serve como acompanhamento como a banana com peixe.
Nestes países como é o caso de São Tomé e Príncipe, dada a sua abundância é também usado como substituto do óleo pelas famílias mais carenciadas, visto ser mais barato ou de mais fácil acesso.
Está provado cientificamente que atua na prevenção de muitas doenças, que hidrata a pele, que ajuda no combate a diversas infeções e que contribui para o desenvolvimento normal dos dentes, bem como manter o cabelo saudável.
Por estas razões, que em países como a Malásia e a Indonésia verifica-se a destruição de áreas consideradas protegidas, utilizadas para as plantações do dendezeiro, a palmeira de onde tem origem o famoso óleo de palma. Este facto acontece porque este produto é um dos principais geradores de riqueza nestes países.

Sabias que um hectare de dendezeiro produz em média 5 toneladas de óleo de palma anualmente?
Óleo de palma queimado

Pois é, isto é mais de que o triplo da produção de um óleo vegetal normal. Isto faz com que muitos países queiram apostar neste produto, pois necessita de menos área de plantação que os outros óleos e produz o dobro, para além de ser muito caro e de servir para a produção de biodiesel.

Este produto é também muito rico em vitamina E, pois ajuda a manter a nossa pele jovem e saudável, bem como protege do envelhecimento e ajuda no combate às rugas.
Ao nível da saúde capilar, define os cachos dos cabelos ondulados e trata os cabelos ressecados deixando-os com mais brilho e super macios, por isso é que está muitas vezes presente nos cremes de hidratação.


Em São Tomé e Príncipe, óleo de palma é de uma extrema importância, principalmente no que diz respeito a pratos típicos, como o calulu, o Ijógo, o Feijão à Moda da Terra, entre muitos outros pratos também de grande importância.


Fruta pão com concon e óleo de palma



Podes Gostar de:

2 comentários: